Documento
Anexos
Título
A vacina contra COVID-19 é segura?
Data de publicação
01/06/2021
Legenda
As vacinas contra a COVID-19 são seguras? SIM!
Segundo a OPAS/OMS, a segurança de todas as vacinas é primordial, todas elas passam por várias fases de ensaios clínicos (testes) antes de serem aprovadas para uso na população.
No Brasil todas as vacinas liberadas pela ANVISA são seguras, o que significa que a maioria das reações adversas causadas pelas vacinas são leves e moderadas.
A Fiocruz explica que: "A taxa de eficácia geral representa a proporção de redução de casos entre o grupo vacinado, comparado ao não vacinado. Ou seja, se uma vacina possui 90% de eficácia, significa que 90 a cada 100 pessoas vacinadas ficam protegidas contra a doença. As outras 10 poderão adoecer e apresentar sintomas leves."
Veja na tabela as taxas de eficácia das vacinas que estão sendo aplicadas no Brasil. A Astrazeneca tem uma eficácia de 66,7% geral após a aplicação da segunda dose (sendo de 81,3% a segunda dose após o intervalo acima de 12 semanas). A vacina Pfizer tem eficácia de 95% após a segunda dose. A vacina Coronavac tem eficácia de 83% a 97%.
Todas as vacinas disponíveis no Brasil, aprovadas pela ANVISA, são seguras e eficazes. Vacine-se!
Tema
Coronavírus | Coronavírus > Prevenção | Coronavírus > Vacina
Fonte
Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) / Organização Mundial da Saúde (OMS): https://www.paho.org/pt/vacinas-contra-covid-19/perguntas-frequentes-vacinas-contra-covid-19
Fiotec: https://www.fiotec.fiocruz.br/projetos/unidos-contra-o-covid-19
Rede APS: https://redeaps.org.br/informativos-e-noticias/noticias/vacinas-covid-19-evidencias-cientificas-de-eficacia-e-seguranca/10923/